sábado, 4 de dezembro de 2010

A influência dos líderes de opinião na venda de livros por Thaís Brito

Assim como observado por Lazarsfeld em seu tempo, os líderes de opinião ainda nos dias de hoje exercem grande influência sobre aqueles com os quais se relacionam. Tal influência é difundida por eles de diversas maneiras e a respeito dos mais variados tópicos. A partir daí é interessante tentar descobrir até que ponto os componentes de uma sociedade deixam que suas próprias opiniões sejam sobrepostas por aquelas apresentadas pelos considerados líderes ou formadores das mesmas.

Até mesmo na venda de livros é possível perceber uma forte participação dos líderes de opinião que, direta ou indiretamente, contribuem de forma notável para o bom ou mau desempenho de um livro. Isso acontece devido a um fluxo contínuo de informações, trocas sucessivas de pontos de vista que acabam por reafirmar, interferir ou mesmo modificar o pensamento “original” de um indivíduo.

Tomando como exemplo as listas de best sellers divulgadas atualmente é cabível que se pense a fórmula necessária para que esses livros atinjam um nível tão alto de reconhecimento por parte do público. Deixando de lado a publicidade profissional nesse momento, é importante destacar a propaganda boca-a-boca que se dá muitas vezes em contextos informais e despropositais, como simples conversas de amigos.


Será que se não houvesse esse determinado tipo de propaganda, os livros prosperariam de forma tão grandiosa em um período relativamente curto de tempo? Certamente, sem essa comunicação mais próxima e despreocupada, os livros teriam uma certa dificuldade em atingir o público de maneira tão intensa já que é dado muito crédito ao julgamento daqueles que fazem parte do nosso próprio círculo social, mais até do que ao conceito jogado na mídia.


A lista dos best sellers além de conter os livros mais bem elaborados, contém aqueles que foram mais bem divulgados pelos líderes de opinião e pela mídia, independente de seu conteúdo ou qualidade. Fenômenos como Harry Potter, os livros de Dan Brown, a saga Crepúsculo fazem com que o leitor se torne a própria divulgação e induza uma maior aderência por parte de seus conhecidos, formando um elemento poderoso quando se trata de difusão de propaganda.

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