sexta-feira, 10 de dezembro de 2010

The Office e o Espetáculo por Noemi Trindade Pimentel Simões Alcantara



The Office é uma premiada série humorística de televisão criada por Ricky Gervais e Stephen Merchant para o canal britânico BBC Two, e que rendeu quatro versões novas em outros países. Nos Estados Unidos o canal NBC foi responsável pela versão americana da série, que estreou em 24 de março de 2005.

A série simula um documentário, a mostra o dia-a-dia do escritório da empresa de papel Dunder Mifflin. "The Office" traz Steve Carell no papel de Michael Scott, um chefe conhecido por suas piadas sem-graça e seu incrível dom de criar situações inconvenientes e extremamente constrangedoras entre seus funcionários.

A série faz uso de pequenos depoimentos dos funcionários. Michael Scott, o chefe, em seus depoimentos sempre tenta fazer uma auto promoção de sua imagem, faz afirmações sobre seu caráter e dá vários conselhos do que ele acha ser correto. Michael Scott é um exemplo claro de um ser humano tentando se moldar para se enquadrar num padrão da sociedade do espetáculo. Ele cria um personagem, se reformula perante as câmeras. “Tudo o que era vivido diretamente tornou-se uma representação”. – DebordA sociedade do espetáculo é a principal produção da contemporaneidade, as pessoas se reproduzem como cópias e mais cópias de um padrão que é imposto pela sociedade do consumo, do capitalismo.

Michael Scott é mais um ser humano em conflito com o ser e aparecer ser. “O espetáculo é a afirmação da aparência e a afirmação de toda vida humana como simples aparência”. - Debord

Nenhum comentário: