sábado, 4 de dezembro de 2010

Clandestinos – A vida-filme de Neal Gabler por Pilar Diniz



"Clandestinos - o sonho começou" é uma peça, que foi adaptada pra Tv e trasmitida na Rede Globo. A peça foi moldada a partir das histórias da luta dos jovens artistas, relatadas durante seu teste. Nesse espetáculo, ficção e vida real se confundem, os personagens têm o nome dos atores que os interpretam, por exemplo. Segundo Falcão, autor e diretor-geral, “A ficção é sobre os sentimentos dessas pessoas. Apresentá-los em um teste de elenco foi a forma que encontrei para contar aquelas histórias”.

Dessa forma, depois dos testes, criou-se o espetáculo a partir da história de vida dos próprios atores/personagens. Percebemos, então, o que aponta Neal Gabler em seu livro "VIDA, O FILME - Como o entretenimento conquistou a realidade", como a vida se tornou um filme, como na atualidade as pessoas trasformam todos os rituais da vida em entretenimento, em espetáculo.

De acordo com o autor, a performance serve para mostrar para os outors como a pessoa gostaria de ser vista, de ser. Conceituando esse fato como "cultura da personalidade", onde interpretar uma coisa é tão bom quanto ser esta coisa. Para ele, a mudança cultural do século XX nos Estados Unidos (e nos países influenciados por ele) foi a influenciadora dessa mudança onde nós todos nos tornamos ao mesmo tempo protagonistas e espectadores de um espetáculo que nunca sai do ar.

Programas desse tipo, realistas, agradam o público em geral que está acostumado a programas televisivos de reallity show, onde a ficção se mescla a realidade. Isso se deve ao fato das produções cinematográficas e televisivas, através de apelo realista, criarem ficções não ficcionais. Se apropriando da vida real para construir uma ficção mais convincente, afinal na nossa dinâmica, o real é cada vez mais questionado.

Nenhum comentário: