sábado, 4 de dezembro de 2010

"A análise da guerra no Rio" por Alex Vieira

Quem aguardava cenas de tiros na ocupação do Morro do Alemão pela polícia carioca e pelas forças armadas ficou frustrado com o resultado final.Apesar de todo aparato montado pelas mídias em volta do caso. O que se viu foi o que o autor Guy Debord em seu livro "A sociedade do espetáculo" já havia teorizado no fim da década de 60.
A cobertura jornalística feita entre o sensacionalismo e espetacularização nos é explicitada no trecho do livro destacado a seguir.

"Nós vivemos em uma sociedade do espetáculo, istó é, toda a nossa vida é envolta por uma imensa acumulação de espetáculos. As coisas que eram vivenciadas diretamente agora são vivenciadas através de um intermediário. A partir do momento que uma experiência é tirada do mundo real ela se torna um produto comercial , o "espetacular" é desenvolvido em detrimento do real. Ele se torna um substituto da experiência".

Por isso a análise feita sobre a retomada do Morro do Alemão nos mostras a excessiva dramatização na cobertura jornalistica nos seus mais diferentes meios. E se ainda há dúvidas, esta foram desfeitas com as imagens dos bandidos presos, sendo exibidos como troféus.

O que Debord nos mostra no caso acima citado é que a realidade ganhou contornos de filme. E isso ocorre pelo interesse da população em fatos que hoje são vistos como entretenimento baseado na vida real.

Nenhum comentário: