sábado, 4 de dezembro de 2010

A espetacularização das ações policias no RJ por David Barenco

Durante a últimas semanas o Rio de Janeiro vem sofrendo com uma “guerra civil”, como assim chama a mídia. Bandidos, neste mês de novembro, atearam fogo a ônibus como forma de protesto às UPPs (Unidade de Policia Pacificadora), e logo a policia reagiu. Com ajuda da marinha e depois do exército, começaram as invasões à Vila Cruzeiro e ao Complexo do Alemão. O vídeo abaixo mostra como foi a fuga dos traficantes da Vila Cruzeiro ao Complexo do Alemão:



As grandes mídias vem transmitindo tudo o que está acontecendo, mostrando de forma teatral uma policia heroica. Transformando em espetáculo, assim como diz Guy Debord em seu livro “A Sociedade do Espetáculo”. Tido como a solução, esses policiais invadem as casas dos morados locais e não respeitam as leis dos direitos humanos. Atiram sem pensar duas vezes e usam da força para conseguir o que querem.

Isso fica muito evidente quando vemos os morados reclamando em seus twitters, ou mesmo nos jornais, mas não fazemos nada, pois apoiamos esse massacre que ocorre nas favelas. Enquanto não nos afetar estamos apoiando essa policia tão espetacularizada que de uma semana para outra passaram de corruptos para heróis do Rio de Janeiro.

Essas operações não são a solução para o tráfico de drogas, pois operações assim já foram feitas antes, é apenas mais uma massacre a população mais pobre, massacre esse que ganhou a aprovação do povo do Rio de Janeiro.

Nenhum comentário: