domingo, 12 de dezembro de 2010

MeuReality.com: um verdadeiro "show do eu" por Viviane Laprovita

Meureality.com é um Blog no qual são publicados vídeos de um brasileiro que decidiu filmar seu próprio reality show e disponibilizar na internet durante 365 dias, mostrando seu dia a dia e a convivência com sua namorada. Os vídeos já totalizam cerca de 34 mil exibições e gradualmente pessoas acompanham os capítulos da história desse indivíduo.

Podemos observar que esse caso se explica pela busca incessante de exibição da própria imagem, o mesmo que ocorre no conceito de sociedade do espetáculo referido por Guy Debord em seu texto. Em trechos como: “ No espetáculo, tudo o que era vivido diretamente tornou-se uma representação”, “ O espetáculo não é um conjunto de imagens, mas uma relação social entre pessoas, mediada por imagens.” e “ o espetáculo é a afirmação da aparência e a afirmação de toda vida humana”, Debord retifica esse caráter tautológico da sociedade do espetáculo onde ‘o desenrolar é tudo’ e nada mais importa ao espetáculo a não ser ele mesmo.

Ao disponibilizar não só informações da sua vida, mas também cenas de seu dia a dia, o indivíduo passa a quebrar com a idéia do que é publico e privado, tornando sua própria vida uma vitrine onde todos podem acompanhar seus momentos mais íntimos.

Keymi é o brasileiro que protagoniza esse reality show pessoal, onde mostra seu convívio com a namorada Carol e sua filha, demonstrando coisas aleatórias do seu dia.

Tal fato também pode ser explicado pelos conceitos citados no texto de Paula Sibilia “O show do eu”, pois trata-se de uma exibição megalômana e excêntrica da própria imagem, resultando em uma superexposição do eu para que o mundo possa ver: “gerou-se assim um verdadeiro festival de “vidas privadas”, que se oferecem
despudoradamente aos olhares do mundo inteiro.”.

Nenhum comentário: