Um exemplo disso é o facebook (rede social) e o groupon ou peixe urbano (sites de descontos em produtos). É algo quase místico, acordo com vontade de comer comida japonesa, abro meu perfil do facebook e lá está uma oferta de 60% de desconto justamente em comida japonesa. Coincidência? Ou será uma associação dos meus interesses relatados em minhas redes sociais e uma inserção oportuna de marketing do produto?

Além dessa abordagem objetiva do marketing oferecendo exatamente o que queremos, há também a sutil influencia através dessas redes sociais aliadas ao marketing, esses sites de desconto nos influenciam a nos comportar de maneira a sermos consumidores em potencial de qualquer produto, seja ele qual for. Por exemplo, Utilizando nossas redes sociais nos deparamos diariamente com um anuncio de 75% de desconto em uma viagem que é irresistível e provavelmente, imaginamos, não encontraremos tal oportunidade de compra dessa oferta novamente. Então compramos, mesmo sem termos tempo ou interesse pra um dia utilizar o produto que compramos, mesmo sem precisarmos.
Esse consumismo de produtos deliberadamente sem motivo acaba nos dominando também através do conceito de auto-colaboração utilizado por algumas redes e empresas no qual é oferecido ao usuário uma recompensa financeira por divulgação do produto, assim divulgamos as ofertas aos amigos e conhecidos na intenção de ganhar créditos no site para comprarmos mais itens desnecessários e alimentar esse ciclo vicioso do consumismo.
Diante disso podemos observar que essa junção de marketing e redes sociais está criando um novo campo de trabalho na publicidade no qual se visa a criação de um novo cargo que já está sendo inserido nas agências. Além das áreas de publicidade já existentes (atendimento, mídia, planejamento, criação e produção) pensa-se em criar uma área especificamente para realizar esse serviço de pesquisa e relações de perfis digitais, a produção online, que visa atender a crescente demanda dos clientes por uma comunicação digital.
Desse modo, podemos analisar que todos os relatos de novos mecanismos de ação do marketing descritos nesse texto refletem um pouco a inserção da própria web 3.0 que consiste na idéia de oferecer um serviço de inteligência traçando perfis de usuários, direcionando conteúdos a partir desses perfis e organizando a infinidade de informações na internet. Dessa maneira, em meio a todas essas idéias, cada vez mais teremos uma influência direta e um controle maior em relação ao que consumiremos futuramente, tornando possível que um dia cheguemos a confundir e não ter mais a noção de diferenciação de nossas verdadeiras demandas e vontades das influencias da mídia.
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