sábado, 4 de dezembro de 2010

Lady Kate x Neal Gabler por Jacqueline Ester da Silva

O programa Zorra Total é considerado por muitos como o programa humorístico mais chato na atualidade da televisão brasileira. Para Dercy Gonçalves “(...) é um programa de amadores.”, porém o que faremos aqui não será criticar e julgar o programa e sim uma personagem de um quadro específico: Lady Kate.

Lady Kate é uma ex-profissional do sexo que trabalhava no prostíbulo de Madame Sufia. Nesse mesmo local ela conheceu um senador, com quem se casou e de quem herdou toda a sua fortuna milionária. Desde então, Lady Kate tem como seu fiel escudeiro Glauber que lhe dá dicas de como se comportar e comunicar para alcançar seu principal objetivo: a High Society.

Mesmo sendo milionária, usando roupas e acessórios caros, Lady Kate não consegue entrar para a High Society por não adequar o seu comportamento, sua comunicação e suas vestimentas com os quais seriam exigidos por aquele grupo. Simples, sempre defende seu amigo Salsichão com escândalos exatamente nos locais onde gostaria de ser aceita.



Neal Gabler em Vida, O Filme afirma que o indivíduo vive perante um filme-vida, no qual ele escolhe o grupo que lhe é mais aspirante para poder agir da mesma forma para finalmente ser aceito, tornando-se “real” naquele meio, porém isso não significa que o caminho de transformação do “eu” será tranquilo. A identidade já é real antes do desejo de querer entrar naquele ou no outro grupo, portanto a questão é torná-la adaptável na performance da vida.

No caso de Lady Kate, o grupo mais aspirante é a High Society, porém seu objetivo é sempre frustrado por não conseguir adaptar a sua identidade na interpretação convencional do enredo da vida. Por mais caros que sejam suas vestimentas e acessórios, eles não são aceitos naquele meio por não condizer com a sofisticação exigida. Seu comportamento não é adequado por ser explosivo e por não saber se expressar de acordo com as regras gramaticais. Dessa forma seu dinheiro torna-se praticamente em vão acerca de tantos fatores negativos, que impossibilitam-a de ser aceita naquele determinado grupo social.

Gabler diz que é preciso adequar-se aparentemente – no sentido de aparência mesmo - no grupo social aspirante, mas também é preciso adequar-se de acordo com os seus costumes - e vamos dizer também cultura - do novo enredo no qual deseja inserir em sua vida.

Visto pelo estudo de Gabler, Lady Kate só será aceita na High Society quando sua comunicação e seu comportamento forem adaptados e interpretados de acordo com o que o meio anseia. Enquanto esses fatores não forem levados em consideração a teoria de Gabler se confirmará e seu destino continuará sendo a Fall Society.

Nenhum comentário: