segunda-feira, 6 de dezembro de 2010

Análise da matéria "Coca-Cola Zero transforma vida de jovem em game na internet" por Ioná Ricobello

A Coca-Cola Zero transformou a vida real de um jovem em game, em uma espécie de reality show digital. É o jogo “O impossível é possível”, que estreou nesta quarta-feira (1º), no site da marca. O publicitário Lucas Dias do Nascimento foi recrutado em um concurso, promovido pela empresa em parceria com o blog Jovem Nerd, em que os candidatos deveriam sugerir um roteiro inspirados em suas próprias histórias pessoais, determinando o desafio, as personagens principais e o desenrolar da
trama.

Sufocado por um rotina em que o trabalho absorve todo o seu dia, o protagonista tem como desafio principal conseguir mais horas para poder se dedicar aos amigos e à namorada. Para isso, terá que encontrar o Mestre Relojoeiro, capaz de lhe garantir o tempo extra. Pelo caminho, encontrará obstáculos: nas ruas da cidade grande, por exemplo, terá que driblar entregadores de panfletos. Já no escritório, terá de enfrentar um gerente chato e uma pilha de relatórios. Em cadasituação, a namorada e os amigos surgirão como aliados para superar os desafios. Para controlar os movimentos de Lucas, basta o jogador utilizar teclado e mouse.

Criado pela agência Gringo, o game “O impossível é possível” é inspirado no filme publicitário homônimo de Coca-Cola Zero, veiculado na TV. No vídeo, um jovem protagoniza uma fugaespetacular, com direito a helicópteros e explosões, para fugir do furioso pai da namorada.

Para que a animação reproduzisse as características de Lucas, ele foi fotografado e filmado. Suas imagens foram projetadas em um scanner 3D. O making of do processo de criação e desenvolvimento do game também poderá ser acessado no site de Coca-Cola Zero.

Vídeos relacionados à notícia:

Minha Vida de Game Coca-Cola Zero | Concepção

Minha Vida de Game Coca-Cola Zero | Design
Minha Vida de Game Coca-Cola Zero | O Recrutado
Minha Vida de Game Coca-Cola Zero | Interação

Escrito por: Ricardo de Paula
Retirado do site www.midiassociais.net

Comentário sobre a matéria:

Na matéria apresentada há a incidência de três das teorias estudadas em sala. Ocorre a espetacularização da vida de um jovem, Lucas Dias do Nascimento, ao ponto de ele participar de um concurso, ser escolhido e enfim ter sua vida reproduzida em um game, na internet. Como se não bastasse transpor a rotina do jovem ao jogo, ainda foram copiados seus traços físicos. Esses fatos se associam às teorias de Guy Debord, sobre a "sociedade do espetáculo". Ao transformar a vida de Lucas em um jogo, há a criação de uma "vida filme", como nas teorias de Gabler. Porém, mesmo querendo passar a ideia de que o que está sendo representado ali é realmente a vida de Lucas, é impossível reproduzí-la fielmente. E, mesmo que isso fosse possível, há inúmeras situações que não seriam interessantes colocar ali, não pareceriam atrativas aos jogadores. Logo, é criada uma persona de Lucas, uma espécie de perfil para o jogo, fato que pode ser associado às teorias do "Show do Eu", onde o usuário da internet se molda de uma forma que pareça interessante aos outros indivíduos.

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