sábado, 4 de dezembro de 2010

Análise do clipe “Talk Shows On Mute” por Isadora Mann

Apesar do fato de que toda e qualquer banda que exista faz parte de uma indústria cultural, há bandas que possuem uma opinião não muito agradável sobre isso. E às vezes elas expõem esse ponto de vista, como é o caso da banda americana Incubus. No clipe e até mesmo na letra da música, há uma crítica em relação à essa indústria e à sociedade do espetáculo, abordada por Guy Debord em sua teoria. O vocalista teve a idéia para a letra enquanto assistia a um talk show no avião. O nome da música é bem apropriado, pois se chama “Talk Shows On Mute”.

Talk Shows On Mute

Take a bow
Pack on powder
Wash 'em out with buzzing lights
Pay an audience to care
“Impress me” personality
Still and transfixed
The electric sheep are dreaming of your face
Enjoy you from the chemical
Comfort all America

Come one, come all
Into nineteen eighty-four
Yeah, three, two, one...
Lights! Camera! Transaction!

Quick, your time is almost up
Make 'em forget that they're the moth
Edging in towards the flame
Burn into obscurity
Still and transfixed
The electric sheep but dreaming up your fate
We judge you from the card castle
Comfort all America

Come one, come all
Into nineteen eighty-four
Yeah, three, two, one...
Lights! Camera! Yeah
(Chorus 2x)

Your foundation is canyoning
Fault lines should be worn with pride
I hate to say it
But you're so much more
You're so much more endearing with the sound turned off

Há algumas passagens da letra que são bem claras. “Impress me personality”, ou seja, impressionar para fazer sucesso, para ser reconhecido na mídia. É quase como se “se não impressiona os outros, não vale a pena”. Cada vez mais a personalidade das pessoas se transforma na personalidade “me impressione”. O comum não tem mais graça.

Já no refrão, a banda faz alusão a um livro chamado “Nineteen Eighty-four” escrito por George Orwell em 1948. Orwell também escreveu “Animal Farm”, “A Revolução dos Bichos” em português. Esse livro narra uma história de corrupção e traição e recorre a figuras de animais para representar fraquezas humanas. Nesse caso a fraqueza é a alienação abordada por Theodor W. Adorno, pois como o clipe mostra, os animais (representando as pessoas bestializadas pela mídia, principalmente a televisão) assistem ao talk show no qual a banda toca. Até uma assistente de palco vestida de coelha carrega uma placa escrita “be a animal”.

A principal atração desse talk-show é o “stupid human trix”, que na verdade é um jogo de linguagem com “stupid human tricks”, já que têm a mesma pronúncia. Stupid human tricks são pessoas e fatos fora do normal, que são considerados bizarros. Certos recordes que aparecem no Guinness Book são exemplos perfeitos disso. Coisas fora do normal que são exibidas como atração divertida na sociedade do espetáculo, a espetacularização da vida. O clipe mostra pessoas fazendo coisas estranhas para aparecer e no final o vencedor é recompensado. O que se mostra é que na verdade as pessoas não querem fugir dessa sociedade do espetáculo mas sim conquistar seu espaço e fazer parte do entretenimento. E quando conseguem, ganham alguma coisa boa com isso.



Outra passagem importante da letra aparece já no final, onde ele diz “you're so much more endearing with the sound turned off”. É uma posição clara da banda a respeito de tudo isto. Ao contrário da maioria das pessoas, a banda prefere ver o “real”, não uma atuação, um espetáculo humano. A pessoa que não está se exibindo para quem quiser ver é mais interessante, pois é mais real, mais verdadeiro.

Clipe: Incubus - Talk Shows On Mute

No final do talk show, o apresentador perde sua “máscara”, entra em desespero (your foundation is canyoning), as pessoas que estavam assistindo ao programa destroem a TV e finalmente o programa acaba. Sem a máscara da espetacularização não é tão interessante de se ver.

2 comentários:

Alfredo Stavale disse...

Come(C) one(O), come(C) all(A)
Into(I) nineteen(N) eighty-four(E)
--COCAINE---

Gostei do artigo. parabéns

Anônimo disse...

I’m not that much of a online reader to be honest but
your blogs really nice, keep it up! I'll go ahead and bookmark your website to come back in the future. All the best

Visit my blog; natural cellulite treatment