sexta-feira, 10 de dezembro de 2010

Novo quadro do Fantástico "Turma 1901" por Alessandra França da Silva

O programa dominical Fantástico criou a série Turma 1901 onde aulas de uma turma do nono ano de uma escola publica são filmadas e através dessas filmagens mostra-se não só as aulas, como a vida de alguns alunos(estes viram os protagonistas desse reality show).

Logo, varias atividades cotidianas desses alunos, não só a vida escolar, são exploradas, filmadas e transmitidas para um grande número de pessoas, isso nos lembra a teoria de Gabler sobre sociedade do espetáculo,onde criam –se personas que servem de modelo para outras.

Além de espetacularizar as relações dos adolescentes no dia- a-dia no colégio,criam-se estereótipos , há a boa aluna representante de turma, o bagunceiro protagonista e por ai em diante, ou seja, manipula-se a situação real ao máximo para virar espetáculo, como uma novela por exemplo.

Outro teoria que podemos perceber na análise do programa é a da “sociedade disciplinar” de Foucault, na questão da divisão do tempo escolar e na critica de certa forma a essa divisão e ao método de ensino arcaico da maioria dos colégios brasileiros.

Nenhum comentário: