Está atitude de vender informações de usuários para grandes corporações, é uma prática que vem se tornando cada vez mais comum, especialmente na internet. Fernanda Bruno em seu texto questiona a validade destas práticas, ela demonstra no seu estudo (Tecnologias de informação e subjetividade contemporânea) que nossa sociedade está cada vez mais sendo pautada por indicadores. Estes estão sendo utilizados para criar perfis os quais são usados para aumentar a venda de determinados produtos.
O ciberespaço e em especial a internet são o principal espaço desta coleta e classificação de informação. Alguns exemplos são: Orkut, Facebook, Twitter, Google, Ebay. Existe uma imensa quantidade de sites que, comercializam a informação de seus usuários para que grandes corporações possam criar “perfis”, se utilizando destes dados.
O Facebook não foi o primeiro a aderir esta prática, mas no ano passado foi processado por isso, como diz o artigo, “o Facebook violaria a privacidade dos usuários por compartilhar informações entre usuários sem prévia autorização.” “Em agosto de 2009, diversos usuários da rede social moveram ações judiciais contra o Facebook, todos alegando violação de privacidade.”
Fernanda Bruno se questiona ao longo do texto a validade deste tipo de pesquisa, se ela realmente encontra uma “verdade” na criação de seus perfis, ela ainda afirma que eles (os perfis) não só descrevem uma realidade, mas criam outra realidade, eles tem a habilidade de serem performativos, de fazer com que determinado sujeito tome determinada ação.
Como ela mesmo diz em “tendemos, pois, a esquecer que as classificações têm uma forte dimensão performativa, intervindo na realidade que expressam e alterando o modo como as pessoas se comportam...... classificar é intervir.”
No caso do Facebook, o site terá de investir em políticas de maior privacidade na internet.
Fonte: http://www.juridicoemtela.com.br/wp/2010/03/22/facebook-fecha-acordo-em-processo-por-violacao-de-privacidade-nos-eua/
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