sábado, 10 de julho de 2010

One Million Man por Manuela Araújo

Em nossa sociedade atual, tida como extremamente consumista, anúncios publicitários elaborados e estratégias certeiras de marketing têm presença constante em nosso cotidiano. Propagandas criativas e produtos experimentados fazem parte de nossas conversas informais. Hoje em dia consumimos e conhecemos uma marca através da publicidade organizada para promovê-la, e antes mesmo de experimentá-lo, somos cativados pelos produtos anunciados, tendo a impressão que os escolhemos devido, apenas, às nossas necessidades. Com a quantidade massiva de produtos propagandeados, os anunciantes buscam o diferencial que conquistaria os consumidores.

O anúncio do perfume 1 Million, assinado pela grife Paco Rabanne, e divulgado no ano de 2008 é um exemplo claro da técnica de vender não só o produto em si, mas a atmosfera que este “transmite”. Em seu slogan dizia o perfume era próprio para homens de “Ego alto e personalidade forte”.
“A nova cultura orientada para o consumo (...) exigia e honrava o que chamava de personalidade, que era uma função daquilo que se projetava para os outros. (...) A nova cultura da personalidade enfatizava o charme, o fascínio e a capacidade de se fazer amado” *

Com fortes referências à personagens cinematográficos famosos, dos quais suas “personalidades” se tornaram, de certa forma, ícones de estilo entre os expectadores (seja por sua extravagância, sua elegância, ou perspectiva de sucesso). O anúncio do perfume reconstrói o que um estereotipado milionário, um “1 Million Dolar Man”, teria a sua disposição, despertando o fascínio por uma “vida fácil”, onde tudo o que se quer aparece com um simples estalar de dedos.

Considerando o representado pela propaganda, das referências que os filmes nos transmitem, além das celebridades mostrando à todos suas extravagâncias, quem não gostaria de ser um milionário?


“Já no século XIX, as pessoas comprava coisas na esperança de ser transformadas por elas”* “Desejo de uma transfiguração mágica do eu. (...) E essa transfiguração não se limitava à aparência; era também uma questão de mudar a maneira como a pessoa se sentia em respeito a si mesma.”*

A magia não ficou somente restrita a imagem de prosperidade e de uma vida luxuosa e glamourosa projetada na publicidade. O formato do frasco, em barra de ouro; o simbolismo gravado no frasco, em estilo “velho oeste”; a descrição da fragrância e o slogan empregado, também fazem parte disto.



E a publicização promovida não parou por aí. Foi criado um microsite de busca, com a mesma interface do Google (porém personalizado), destinado a “abrir as portas à celebridade virtual” dos consumidores do perfume. Ao digitar o nome e sobrenome no espaço “search”, uma série de links relacionados à “celebridade/consumidor” serão indicados, levando a hotsites do tipo: blog do “seu” fã club; uma canal de notícias onde o “seu” nome está nas principais manchetes, e até um falso site de relacionamentos onde lindas mulheres estão disponíveis ao “ 1 Million Man”.



O sucesso do perfume (e da campanha promovida) foi tamanho, que, neste ano de 2010, a grife Paco Rabanne lançará a versão feminina, chamada “Lady Million”. Disponível a partir do dia 16 de julho, em lojas da Europa e Estados Unidos, a campanha que ainda está sendo realizada tende a seguir o mesmo modelo promovido para fragrância masculina.



(*Fragmentos extraídos de Neal Gabler, IN: “Vida, O Flime”)

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