sexta-feira, 9 de julho de 2010

Eu.com por Rafael Cathoud

O espetáculo é uma relação social entre pessoas mediada por imagens que estão para o mundo inteligível, e que a todo o momento são associadas ao mundo sensível como título de verdade. O espetáculo em geral, é a inversão concreta da vida, é o movimento autônomo do não-vivo, é a copia do real que queremos viver. O espetáculo tornou-se parte de nós e modifica o nosso modo de significar o mundo, uma vez que o espetáculo participa formação do repertório cultural e do conhecimento de mundo; Em outras palavras a interferência do espetáculo no processo semiótico que cria um mundo à parte da realidade, ao ponto do real quase não poder ser captado por nós, apenas a cópia dele. A brecha criada pela internet na sociedade do espetáculo, e inteligentemente aproveitada por usuários da internet, está justamente nesse ponto.

Em sites como o YouTube observa-se um fenômeno crescente de usuários realizando uploads de vídeos retratando a sua “realidade”. Em uma pesquisa pelo site foi encontrado um interessante grupo denominado Dayloggers, que já possuem uma conta no twitter (@Dayloggers), no Videolog e outros canais dentre eles o YouTube, claro. Os Dayloggers em seu canal contam brevemente a história do grupo: “O Dayloggers começou no dia primeiro de março de 2008. A idéia do canal era juntar duas pessoas, Tieli e Alberto, em uma conversa através de vídeos públicos no Youtube. Na metade do projeto Tieli deixou de participar dos vídeos e cedeu seu lugar à Camila. Depois de um ano seguido postando vídeos semanais, e pagando castigos quando estes vídeos não chegavam ao ar a tempo, o projeto chegou ao fim. A pausa nos vídeos não significou o fim da comunidade criada em torno deles, os Assistintes (é assim que chamamos quem acompanha os vídeos) continuaram participando das nossas vidas e pedindo que o Dayloggers voltasse. Por isso Camila e Alberto (Betito, Betushco) decidiram que os Vlogs deveriam continuar..” Essa dupla de amigos conseguiu conquistar um número significativo de exibições no site. Alguns de seus vídeos já possuem mais de 4.000 exibições, além de terem somado mais de 2.000 inscritos em seu canal. De maneira criativa e descontraída os Dayloggers conquistam um número maior de “assistintes” a cada upload.



Em seus vídeos os Dayloggers midiatizam o seu universo particular, ou pelo menos criam um universo particular para ser midiatizado. Nesse vídeo, por exemplo, Camila conta que cinco coisas sobre ela para seus “assistintes” e nos comentários do vídeo recebe feedbacks como: “bglaubenbh - teu pai é físico?! =O”, “slimshadyrealrealrea - gosto de fimes de gangsters :] Al pacino king :!”(Esse vídeo teve até 8 de julho de 2010 – 1342 exibições) A partir desses feedbacks notamos que a audiência dos Dayloggers está associada ao interesse do público em saber mais sobre particularidades dos seus participantes, seja a opinião deles sobre um determinado fato da semana, ou onde eles moravam entre 7 e 8 anos de idade. Além disso, a linguagem leve permite o acesso de vários grupos ao conteúdo, e sua edição ,com nítida intencionalidade de gerar comicidade, auxilia a criar perfis específicos para cada participante.

A cada vídeo os Dayloggers se constroem como personagens do universo midiático, destacando-se dos outros usuários que tentem fazer o mesmo que eles. Uma vez que estabelecidos como personagens únicos, seu público cria uma identificação com os mesmos e torna-se “fiel”, comprova-se isso com a menção feita pelos próprios Dayloggers contando a sua história “A pausa nos vídeos não significou o fim da comunidade criada em torno deles, os Assistintes (é assim que chamamos quem acompanha os vídeos) continuaram participando das nossas vidas e pedindo que o Dayloggers voltasse. Por isso Camila e Alberto (Betito, Betushco) decidiram que os Vlogs deveriam continuar..”.

Utilizando-se da publicação de conteúdo gratuito na internet, um número maior de pessoas seguem o mesmo caminho que os Dayloggers. O que há de diferente nesse grupo de usuários é que eles não se importam em midiatizar o seu universo particular, ao contrário dos outros usuários que prezam por uma determinada privacidade; A fama dos Dayloggers, bem como a de outras personalidades do universo da mídia vem do interesse geral sobre a individualidade alheia. Existe uma grande curiosidade em saber o que o outro pensa, faz e acredita e os Dayloggers sabem muito bem disso. Não existe um questionamento sobre a veracidade do conteúdo transmitido, já que os “assistintes” buscam na verdade saciar a sua curiosidade como num Big Brother Online, só que muito mais divertido, dinâmico e inteligente. Outra observação importante é que os Dayloggers passaram a fazer transmissões ao vivo pelo Livestream (livestream.com/dayloggers). Dessa forma, dialogam com seu público gerando uma interatividade em tempo real, aproximando-se cada vez de um “contato real”.

Por fim, chegamos a conclusão de que a internet tem sido a mídia que mais democratiza a publicação de conteúdo que mantém a sociedade do espetáculo; E que a intimidade tem sido o tema cada vez mais explorado pelos autores dessas publicações, apontando para um futuro com uma preocupação menor sobre a privacidade, e maior com a imagem. Além disso, nota-se que não há uma preocupação efetiva com a veracidade do conteúdo transmitido pelo espetáculo de modo geral, há uma tendência de análise, quase que exclusiva, da coerência interna desses tipos de narrativas propostas pelos Dayloggers; Isso permite a esse segmento de autores produzirem até o limite de sua criatividade para a felicidade de nós "assistintes".

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