quinta-feira, 16 de outubro de 2008

Proposta Temática - Clarissa Paulo Barreira

A partir dos conceitos discutidos em sala, pretendo analisar esta propaganda da Dove, utilizando também estratégias percebidas em outros produtos como o filme "Santiago" que ao ser honesto busca ser mais real, comparáveis com a propaganda que mostra todo o processo para se chegar ao outdoor; no qual encontramos uma modelo que tem sua imagem manipulada e parece melhor do que a real, mais radiante, mais bonita. O uso do photoshop como ferramenta de manipulação também traz a tona a dúvida da veracidade das imagens.
A marca em questão apresenta ainda outras propagandas que são vistas como diferenciadas porque valorizam a mulher real, que nem sempre se encaixa nos padrões estéticos de uma modelo. Este seria uma outra abordagem do real para a temática, trabalhando a busca da identificação de suas consumidoras.

2 comentários:

sibilia disse...

O objeto é adequado e seu estudo pode ser interessante, porém está faltando esclarecer qual é o assunto que você pretende analisar. Quais são as suas hipóteses, o que te intriga deste objeto que tenha relação com os temas e questões abordados na disciplina? E qual será a perspectiva teórica que você adotará para examinar esse problema?

sibilia disse...

Bom, o comentário anterior se refere à sua proposta anterior.
Portanto, aqui vai o novo:

Muito legal esse objeto! Se for analisado a partir dessas perspectivas, acho que vai servir para pensar as nossas questões. Eu abordei esse assunto na minha “outra” tese de doutorado, e algumas dessas reflexões estão numa entrevista que concedi a Ilana Feldman no ano passado. O texto está disponível na internet, no site da Trópico, sob o título “O pavor da carne”.
http://p.php.uol.com.br/tropico/html/textos/2853,1.shl
Veja especialmente a pergunta sobre o uso de software de “correção” e “lipoaspiração” de imagens, tendentes à digitalização dos corpos.