quarta-feira, 22 de outubro de 2008

Proposta Temática - Zeliuto Moreira Gomes

A Ressurreição

de Conselheiro Nabat


A proposta desse trabalho é desafiar nossa capacidade de produzir um determinado conteúdo de audiovisual que problematize, experimentalmente, as questões colocadas pela disciplina.

O roteiro e plano de produção são sugestões que podem ser alterados ou repensados de acordo com debate posterior


Roteiro básico do “documentário”

Construção de um fato social “Real”

a partir da criação de um personagem


Dois estudantes de Mídia estão fazendo pesquisa sobre a produção de valores simbólicos nos discursos dos vendedores de eletroeletrônicos de determinada loja de departamentos (BayMarket), quando um murmurinho chama a atenção de todos.

Enquanto os estudantes faziam registro de sua pesquisa com uma câmera de video, percebem que há um bate boca entre o segurança do shoping e um morador de rua incomum que mais tarde passa a ser identificado com Conselheiro Nabat (CN). Resolvem então registrar aquele fato para o trabalho de outra matéria (Programação de Realidade).

O objeto de desavença entre o segurança e CN é a necessidade desse fazer uso do banheiro público do shoping, coisa que é negada pelo segurança em função das condições de higiene deploráveis de CN.

Sendo impedido de fazer uso das instalações, CN sai pelo pórtico posterior do shoping e faz suas necessidades fisiológicas de costas para o shoping e de frente para a Baía de Guanabara.

Os dois estudantes entrevistam o segurança e CN para compor seus trabalhos e a entrevista com CN se torna um “documentário” sobre sua vida.

O “documentário” sobre CN será caracterizado por uma montagem com documentos de desaparecidos políticos da época do golpe militar onde se reconstrói a identidade e a história de um desaparecido que passa a ser encarnado por CN.

Roteiro do making off

A desconstrução do “Real” a partir da

“representação” de personagens reais.

Seqüências para “making off”:

l Gravação de reunião do grupo de trabalho onde é avaliada a complexidade de produzir as condições de realismo necessárias para imprimir veracidade às cenas propostas para o Roteiro 1.

(dirigida no sentido de investigar possibilidades de intervenções no real cotidiano de modo que um determinado contexto produza o sentido desejado pelo diretor sem que os participantes do fato social tenham entendimento da intenção prévia deste)

l Gravação da entrevista com o responsável administrativo do shoping quando do pedido de permissão para o registro de cenas do Roteiro 1.

(dirigida deliberadamente no sentido de que o responsável seja cúmplice do problema instalado pela presença de CN sem o conhecimento do segurança)

l Gravação da entrevista com o gerente das Casas Bahia quando do pedido de autorização para o registro de cenas do Roteiro 1.

(dirigida no sentido de registrar a negociação de permissão e apoio ao projeto podendo se estender à participação do mesmo na cena principal do percurso de CN pelas dependências do shoping)

l Gravação de entrevista com o segurança

(dirigida no sentido de capturar as reações reais do mesmo diante do tencionamento provocado por CN)

Gravação de cenas dos “efeitos especiais” e maquiagem para a caracterização do CN.

Gravação da pós produção e de algumas técnicas de edição utilizadas na construção dos “documentos” que darão substância à história e à identidade de CN.

Entrevistas e reuniões terão direcionamento no sentido de desconstruir a veracidade e naturalização da narrativa apresentada pelo Roteiro 1.

O Roteiro 2 compõe a seqüência de créditos após o final do que seria o documentário propriamente dito.

Sobre Nabat e suas significações:

http://members.tripod.com/FabrizioR/Anarquismo.htm

http://www.nestormakhno.info/portuguese/cazp/5.htm

http://www.editorafaisca.net/comprometimento.htm

Entre outros.


Um comentário:

sibilia disse...

Achei ótima essa proposta! Mas como seria implementada? Você faria essa produção audiovisual e a disponibilizaria na internet, com link para o blog? Além disso, entregaria um texto teorizando as idéias do filme e contextualizando a produção?
No mais, qual é a relação entre os links e a proposta do trabalho? Por favor, esclareça. Além disso, pelo menos quando eu tentei a consulta, um dos links estava desativado.