quarta-feira, 15 de outubro de 2008

Ilana Feldman - O Apelo Realista

O artigo de Ilana Feldman trata do intenso apelo perseguido pelas obras audivisuais contemporâneas. De modo que, o uso irrestrito dos códigos realistas fez desaparecer aos olhos do espectador médio o condicionamento inerente à adoção deste realismo como código e linguagem.
Indo mais fundo, a autora associa a banalização destas práticas no cinema, na tv e na internet e "as implicações estéticas e políticas dessas práticas audiovisuais, que, ao visarem sempre obliterar a distância entre a experiência direta e sua mediação, isto é, ao visarem simular um espetáculo que não mais simule, sempre em nome da “vida real” e da “realidade”, produzem conseqüências políticas nada inocentes, revelando-se estratégias biopolíticas (FOUCAULT, 1997) de legitimação, naturalização e desresponsabilização dessas narrativas e imagens."

Currículo

Ilana Feldman é doutoranda no Programa de Pós-Graduação em Ciências da Comunicação da Universidade de São Paulo e mestre em Comunicação e Imagem pela Universidade Federal Fluminense, universidade pela qual se graduou em Cinema. É co-editora da publicação “Estéticas da Biopolítica - audiovisual, política e novas tecnologias”, redatora da revista eletrônica Cinética e colaboradora da revista eletrônica Trópico. Como realizadora, dirigiu com Cléber Eduardo o filme “Almas Passantes – um percurso com João do Rio e Charles Baudelaire”, premiado pelo Edital da Riofilme para curta-metragem, e, com Guilherme Coelho, o documentário “Se tu fores”, contemplado pelo prêmio Itaú Cultural para Novos Realizadores. Atualmente, prepara o curta-metragem “Rosa e Benjamin”, ganhador do Edital para a Co-produção de Curtas-metragens da Secretaria Municipal de Cultura de São Paulo.


Artigo: http://www.compos.org.br/data/biblioteca_359.pdf
Ensaio: http://www.revistacinetica.com.br/cep/ilana_feldman.htm

Nenhum comentário: