Neste trabalho procurarei agregar os aprendizados de sala de aula, as conclusões de nossos debates, reflexões conseqüentes das leituras e experiências pessoais, a fim de bem elaborar um texto que possa abordar grande parte daquilo por nós já trabalhado. Optei por dividir este trabalho em dois capítulos, pois dois foram os temas escolhidos por mim para falar sobre. Apresento-lhes por aqui a proposta de elaboração e desenvolvimento destes:
Capítulo 1: A corrida para a Casa Branca, com uma parada no barbershop e um ajuste no photoshop.
Dando maior enfoque ao caso Obama vs. McCain, farei uma releitura das disputas presidenciais norte-americanas entre 1960 e 2008 que tiverem como fator influenciador a imagem dos candidatos, a fabricação de figuras políticas, a super-humanização dos mesmos, a estetização através dos recursos midiáticos, o debate como showtime etc.
Bibliografia base:
GABLER, Neal. Vida, o filme: Como o entretenimento conquistou a realidade
(capítulos 3 e 4). São Paulo: Companhia das Letras, 1999.
Jornal O Globo e Globo.com, série especial Eleições nos EUA.
Capítulo 2: Olhos arregalados, suspiros e arrepios.
Neste capítulo falarei sobre a já antiga prática de utilização do corpo humano como objeto de exposição. A começar pelo Necrotério de Paris do fim-de-século XIX, passando pelos museus de cera Madame Tussaud´s e Grévin, até a maior novidade no ramo, a exposição “Corpo Humano: Real e Fascinante” que está em exposição no Museu Histórico Nacional, no Rio de Janeiro.
Bibliografia base:
ECO, Umberto. Viagem na irrealidade cotidiana. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 1984
SCHWARTZ, Vanessa. “O espectador cinematográfico antes do aparato do cinema: o gosto pela realidade na Paris fim-de-século”. In: CHARNEY, Leo; SCHWARTZ, Vanessa (orgs). O cinema e a invençao da vida moderna. São Paulo: Cosac & Naify, 2004
Um comentário:
Os dois temas propostos são ótimos, só resta saber qual é a relação que você tecerá entre ambos. Ou pretende fazer dois trabalhos independentes? Ou, então, vai utilizar cada um desses assuntos tratados nos dois “capítulos” como casos ou exemplos de alguma elaboração teórica unificadora? Se não for essa última a sua intenção, talvez seja mais produtivo escolher um dos dois temas e concentrar nele toda a sua atenção.
Sobre o segundo tema, talvez te sirva consultar o Capítulo 3 do meu livro “O homem pós-orgânico”, intitulado “Ser humano”, no qual há uma espécie de resumo do trajeto percorrido nos últimos séculos por esse tipo de representação e apresentação do corpo humano pela ciência ligada às artes realistas. A exposição por você focalizada é mencionada como um dos últimos passos nesse percurso.
Postar um comentário