De acordo com Cancline, para a classe média e classe baixa, ser bem sucedido é ser um Big Brother. Nos perguntamos, o desejo vem pela possibilidade de ganhar dinheiro facilmente ou pela simples exposição de sua própria imagem? O que leva milhões de brasileiros a se inscreverem para um programa no qual ficará confinado por 3 meses em uma casa, sendo vigiado vinte e quatro horas por dia?
Vivemos na sociedade de espetáculo, onde o espetáculo é uma relação social entre pessoas mediadas por imagens, segundo Debord.
A necessidade que o indivíduo tem de mostrar que existe, de ter fama, mesmo que repentina, parece ser o motor que conduz o indivíduo a se tornar um Big Brother. A pessoa existe a partir do momento em que ela é vista, se ninguém não a observa, ela não existe.
A imagem serve para vender um produto, e sendo assim, o indivíduo se coloca na posição de uma mercadoria. Ele precisa vender uma imagem que não necessariamente é a sua. Ser um Big Brother é uma conquista, pelo simples fato de estar na mídia.
Rosane Santos
sábado, 12 de dezembro de 2009
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