quarta-feira, 9 de dezembro de 2009

Realidade ou ficção? - Por Ana Carolina Gomes


Segundo Gilles Deleuze, vivemos hoje em dia em um sociedade do controle. Uma sociedade onde somos controlados por “mãos invisíveis” , que nos dão a sensação de estarmos livres. Sensação de que controlamos nossas vidas sem sermos vigiados como na sociedade da disciplina de Michel Foucault.

Algo que podemos comparar com o filme The Matrix , onde o personagem principal pensa estar vivendo em um mundo “real” e que na verdade é controlado pelas máquinas. Que na verdade ele não controla sua própria vida , que ele nunca viveu de verdade pois já nasceu sendo controlado. Viveu em um mundo criado pelas máquinas para sua mente , um mundo virtual.

O paralelo que quero traçar aqui com a teria de Gilles Deleuze e o filme The Matrix é justamente o das pessoas serem controladas e pensarem estar livres. Na sociedade do controle , a que vivemos hoje , somos controlados por tudo que deixamos vestígio , uma compra no cartão de crédito , uma conta de banco , um cadastro em redes sócias na internet...Deixamos rastros de como vivemos a todo instante , tudo esta ali , arquivado , nosso perfil completo , a espera que alguém precise acessar e descubra boa parte de nossas vidas , seus gostos , costumes , o que faz , a que horas...O que não deixa de construir uma realidade virtual para cada um de nós , um perfil , a mesma realidade virtual que foi construída em Matrix para as pessoas acharem que vivem suas vidas e controlam seu “destino” e na verdade são controladas desde que nascem e inseridas em uma realidade virtual, sem nenhum tipo de escolha.

A verdade é que hoje em dia o real e o virtual se misturam cada vez mais , com o auxilio da internet, é difícil sabermos se estamos mesmos vivendo nossa vida ou se estamos sendo controlados para viver a vida que querem que nós vivamos.



“[...] Everything that has a beginning has a end.”

Nenhum comentário: