Como se não bastasse a repercussão natural do maior reality show do Brasil, a produção do Big Brother encontrou outro canal para ganhar mais dinheiro e audiência exibindo... o próprio exibir-se! Em programa chamado Nem Big, Nem Brother, que vai ao ar na TV paga Multishow, são divulgados alguns dos vídeos de pessoas que tentaram entrar na tão sonhada casa, mas, por algum motivo, não conseguiram.
Para ser escolhido para ser um dos “heróis” do Brasil por 6 meses, é necessário enviar uma fita à produção, em que a pessoa mostra o quanto é capaz de se exibir. O diretor do programa, juntamente com sua equipe de produção, tem a tarefa de selecionar os participantes entre aproximadamente 320 mil fitas.
A sociedade do espetáculo revela sua potência nesse programa que não é, em hipótese alguma, invasivo: participar do Nem Big, Nem Brother tornou-se tão espetacular quanto participar do programa em si. Os quinze minutos de fama são sempre bem-vindos, mesmo quando submetidos a uma edição humilhante, como acontece no caso.
A questão é que as pessoas que, por alguma intuição, acreditam que não serão selecionadas para o programa em si resolvem mandar uma fita com conteúdo extravagante e bem chamativo, para que ganhem pelo menos sua vaga entre os mais bizarros, como os tacha a produção do programa alternativo. E a máxima de Debord “o que aparece é bom, o que é bom aparece” parece fazer todo o sentido do mundo.
Ridicularizados ou não, estão na TV e vão ser vistos por milhares de pessoas, e numa sociedade como a nossa, isso é tudo o que importa. Antes não ser Big nem Brother do que não ser nada.
Abaixo, um vídeo de participantes selecionados para o Nem Big, Nem Brother.
sábado, 12 de dezembro de 2009
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