sexta-feira, 4 de dezembro de 2009

Por Lucas Camacho

Las Vegas, o polo mundial do entretenimento.



A história da cidade de Las Vegas sempre esteve muito ligada ao jogo porém o jogo por si só não seria capaz de explicar como uma cidade com menos de 100 anos, no meio do deserto americano seria capaz de atualmente arrecadar mais de U$30 bilhões anualmente ou como seus quartos de hotel possuem uma ocupação média maior que 88% - para efeitos comparativos, os hotéis do Rio de Janeiro, estão com “apenas” 65% dos quartos reservados para o Reveillon deste ano.

A explicação não é só o jogo, mas passa por ele. Os U$ 6,8 bilhões de apostas anuais geraram 17 dos 20 maiores hotéis do mundo -incluindo o número 1. Hotéis temáticos com Torre Eiffel, Estátua da Liberdade, além da proposta da construção de uma galeria do Museu Guggenheim dentro de um cassino. Para se ter uma idéia da magnitude, em Las Vegas,não podem ocorrer competições esportivas prolongadas para não concorrer em auidiência com os cassinos.

Podemos tentar explicar então, por outro viés, o da indústria do entretenimento que move Las Vegas. Como visto nos textos de Debord e Gabler, vivemos em uma sociedade do espetáculo/entretenimento. Citando Debord “No espetáculo da imagem da economia reinante, o fim não é nada, o desenvolvimento é tudo. O espetáculo não quer chegar a outra coisa senão a si próprio”. Por esse ponto de vista, podemos perceber como essa cidade cresceu e se consolidou como um pólo mundial do turismo. O espetáculo está presente na sociedade sim, mas também na arquitetura da cidade, nas suas atrações e enraizado na sua base fundamental.

Por esse outro ângulo de percepção podemos chegar a uma explicação um pouco mais total da cidade de Las Vegas. Uma cidade que é mostrada diariamente em shows, seriados e etc. Uma cidade que nasceu, continua e continuará atrelada ao espetáculo e ao entretenimento.




Lucas Camacho.

2 comentários:

Andreia Lopes disse...

No texto de Galber, podemos ver o quanto o espetáculo esta consolidado nestas estruturas gigantescas de entretenimento, principalmente na construção dos cenários.A construção de cenários, como se estivessemos em filmes.

Andreia Lopes disse...

No texto de Galber, podemos ver o quanto o espetáculo esta consolidado nestas estruturas gigantescas de entretenimento, principalmente na construção dos cenários.A construção de cenários, como se estivessemos em filmes.