quarta-feira, 2 de dezembro de 2009

Fake Profile - Por Andreia Lopes



"Balada fake", "Festa -[fake profile]", "Agência de namoro Fake", "Agência de Familia Fake", basta teclar a palavra fake na sessão de pesquisa do Orkut, a rede social mais conhecida do Brasil, e encontramos todas essas comunidades algumas delas com mais de 600.000 perfis participantes.

A palavra Fake significa, traduzindo de inglês para português, falso, e atualmente é um termo usado para denominar perfis falsos na internet, esses perfis ocultam sua verdadeira identidade, moldando uma nova com suas escolhas preferenciais; como será sua aparência, com quem se relacionará, aonde vai morar, entre outras escolhas.
O fenômeno dos Fakes aparece não só nas redes sociais como o Orkut, mais em outros espaços virtuais como o serviço de Mensagens Instantâneas.

É interessante ressaltar que este fenômeno contemporâneo esta intimamente ligado a, como intitula Debord, "A sociedade do espetáculo".

Estes "perfis falsos" são personalidades montadas por uma pessoa de acordo com o que ela gostaria de ser. Na maioria dos casos esses perfis são para fins diversão, a brincadeira de ser o outro, e de fato não querem realmente transmitir um "perfil real", porém grande parte dos fakes troca a vida social da realidade por uma vida fake na internet.
Em uma sociedade aonde o parecer é mais importante do que o ser, aonde a imagem diz mais do que tudo, o espetáculo está presente a cada momento. E se torna mais evidente através de formas de expressão como; os Fakes, a exposição da vida intima através do aparecimento do blogs, os paparazzes contando o dia-a-dia das celebridades.

Muitos FAKES acreditam que são reais, ou se não acreditam pelo menos admitem que tem duas vidas. Se a sociedade do espetáculo se baseia em uma relação social entre pessoas, mediadas por imagem e o espetáculo é a própria sociedade. Não é loucura então que em alguns momentos esses Fakes acreditem que o perfil criado por eles é de fato a representação de uma vida real. E não precisa ser um FAKE para representar, sabemos que o ato de ser performático já esta inserido em nossas vidas diariamente. Quando se veste uma roupa para parecer mais sério em uma entrevista de trabalho, ou quando quer se parecer mais descolado para um encontro pessoal.
” Já fui hippie quando jovem, hoje meu estilo é outro.” diz a senhora cinquentona.

Quem é fake, quem é real?

6 comentários:

Jurdiney Junior disse...

Cada vez torna-se mais difícil identificar se determinado perfil presente numa rede social é verdadeiro ou se é um "fake".

Andreia Lopes disse...

Existem fakes que são tão "reais" que parecem realmente um perfil "de verdade" ou pelo menos nos convencem muito bem disso!

May disse...

caaara, sei lá, eu tenho fake e gosto muito disso! sim é minha 2ª vida, mas não vejo nenhum problema nisso! sempre que tenho algum problema em casa eu vou me refugiar no fake. gosto muito, muito mesmo daquele mundo :)

Unknown disse...

eu tenho um fake, e não consigo mais imaginar com seria minha vida sem ele, sabe as vezes agente se sente sozinha no of [nossa vida real] e no fake é tudo tão perfeito, é claro que tem problemas, muitas pessoas tem vidas lá. eu por exemplo tenho uma filha linda e um marido perfeito, que eu amo muito, é inevitável não sentir as coisas que o fake sente, atrás de um fake sempre tem um of que chora quando não é correspondido, que ama por ele, que faz tudo normal como se fosse uma vida, é uma vida! as vezes quando eu vou falar do fake eu me confundo tipo, sou eu mais não sou eu, entendi? é muito maravilhoso, é como uma brincadeira real, é feito brincar de boneca quando se é criança mais agora você é jovem e tem problemas maiores, e acaba aprendendo muito no fake, os erros que você comete no fake não comete na vida real, é uma escola assim como a vida, só que permite erros, você vai poder deletar e começar tudo de novo, eu amo o fake, eu amo as pessoas que eu conheci lá, eu amo tudo lá, eu não consigo mais viver sem eles, e pronto!

Unknown disse...

Namoro sério

Unknown disse...

Estou a procura de um namorado