sexta-feira, 3 de julho de 2009

Produção dos alunos - Por Taís Xavier

Análise da música “Admirável chip novo”

A partir da letra dessa música, somos remetidos ao conceito de Gilles Deleuze sobre as sociedades de controle. O próprio nome da música, além de fazer uma alusão do livro de Aldous Huxley, onde uma sociedade futurista era descrita (Admirável mundo novo; 1932), já nos traz um elemento bastante revelador da sociedade pensada por Deleuze: o chip.

O trecho onde a cantora diz que “nada é orgânico, é tudo programado” reforça a idéia desse novo modo de exercer controle sobre os indivíduos, especialmente se levarmos em consideração o fato de que é possível relacionar determinadas sociedades e certos tipos de máquinas e que, segundo Deleuze, “as sociedades de controle operam por máquinas de uma terceira espécie, máquinas de informática e computadores”. Cada passo, cada ação, tudo é possível de ser controlado e monitorado, a todo o momento e em todos os lugares.

Para além disso, de acordo com o que Deleuze menciona sobre uma mudança no sistema capitalista, o qual deixou de ser dirigido para a produção e voltou-se para o produto e para a venda, o refrão da música é bastante emblemático. Uma vez que o marketing passou a ser instrumento de controle social e que somos constantemente “bombardeados” por propagandas com verbos no modo imperativo, “Admirável chip novo” nos coloca diante de uma realidade bem familiar. O tom apelativo e sutil é substituído aqui por palavras de ordem, especialmente de consumo e por conseqüência “o homem não é mais o homem confinado, mas o homem endividado”.

Eis então a letra na íntegra, para reflexão.

Pitty – Admirável chip novo

Pane no sistema, alguém me desconfigurou
Aonde estão meus olhos de robô?
Eu não sabia, eu não tinha percebido
Eu sempre achei que era vivo
Parafuso e fluído em lugar de articulação
Até achava que aqui batia um coração
Nada é orgânico, é tudo programado
E eu achando que tinha me libertado
Mas lá vem eles novamente
E eu sei o que vão fazer:
Reinstalar o sistema.

Pense, fale, compre, beba
Leia, vote, não se esqueça
Use, seja, ouça, diga
Tenha, more, gaste e viva

Pense, fale, compre, beba
Leia, vote, não se esqueça
Use, seja, ouça, diga...
Não senhor, Sim senhor (2x)

Mas lá vem eles novamente
E eu sei o que vão fazer:
Reinstalar o sistema.

Videoclipe disponível em http://www.youtube.com/watch?v=aXJ_Ub1xbhw

Nenhum comentário: