sexta-feira, 3 de julho de 2009

Produção dos alunos - Por Gustavo Rocha


Eterno Rei do Pop

Muito se falou e se mostrou durante toda sua vida. Apesar dos grandes recursos tecnológicos e criativos de seus shows e vídeo clipes, esses não foram os únicos grandes espetáculos da trajetória do rei do pop. A sua vida assim como sua morte foram espetáculos de grandes proporções.

Sem sombra de dúvida, talento e carisma foram constatados em sua trajetória. Mas, pergunta-se, qual o motivo da espetacularização? Qual o motivo desse espetáculo recheado de especulações sobre sua intimidade?

Apesar de morto, sua vida é ainda mais esmiuçada. Mas por quê? Não sei, mas ouvi alguém dizer que “Michael Jackson era o próprio espetáculo e ele merecia uma espetacularização a sua altura”.

Esse acontecimento, portanto, me levou a questionar coisas do tipo: por que choramos por alguém que “concretamente” não conhecíamos? Seguindo o raciocínio de Guy Debord, Michael não seria um desconhecido, pois o espetáculo não se dá pela simples exposição de imagens, mas por relações sociais mediatizadas por imagens e foi o que aconteceu durante boa parte da vida do astro. Por um momento, então, me questionei se seria possível que Michael Jackson seguisse a moda do momento, o Twitter, assim como vem fazendo algumas celebridades. Daí, percebi que tal indagação era desnecessária, porque com ou sem Twitter, sua vida era exageradamente pública.

Desde a infância, Michael Joseph não tinha qualquer liberdade e assim se perpetuou por toda sua fase adulta. Uma série de especulações sobre sua câmara hiperbárica, a suposta preocupação em envelhecer levada a extremos, traços claros e preocupantes de uma sociedade que cultua a aparência, a “eterna juventude”. Um verdadeiro espetáculo que camuflaria a sua busca incessante por uma imagem inalcançável, além de uma suposta dependência por medicamentos. Mas que tanta dor sentiria Michael? Seria apenas algo físico ou uma conseqüência de uma vida repleta de traumas?!

Tantas perguntas a serem feitas... O que será que Michael Jackson enxergava quando se olhava no espelho? Ou quem ele tentava ser? Talvez um Peter Pan...

Michael Jackson não conseguiu concretizar seu retorno triunfal, mas certamente como homenagens rendidas a ele, seus cds voltaram à lista de mais vendidos, porque, dentre tantas dúvidas, a única certeza que se tem é que ele é o eterno rei do pop.

Um comentário:

Unknown disse...

Muito bom esse! Michael Jackson forever.