sexta-feira, 3 de julho de 2009

Produção dos alunos - Por Luana Furtado

Publicidade e propaganda no mundo do espetáculo



O vídeo cujo título é Beauty Pressure (Pressão da Beleza) é uma propaganda de uma grande marca do ramo de beleza e cosméticos do grupo Unilever: Dove. Ele faz um alerta quanto ao uso excessivo da imagem e o estereótipo do corpo perfeito estipulado pela moda e pela mídia.
O culto à imagem e a aparência se tornou à ideologia dominante na sociedade do espetáculo. As relações entre os homens já não são mediadas apenas pelas coisas, como no fetichismo da mercadoria de que Marx falou, mas diretamente pelas imagens como anunciou Debord. É a substituição do TER com o PARECER.
Uma das cenas que mais chama atenção no vídeo é referente às cirurgias plásticas, que hoje já virou uma coisa banal. As pessoas arriscam sua própria vida por vaidade ou capricho, para serem “mais aceitos” pela sociedade. E o padrão de referência de beleza geralmente são celebridades que são um grande exemplo de personagens da sociedade do espetáculo. A mídia recorre da boa imagem que esses artistas têm para anunciar seus produtos, e o consumidor acaba fazendo associação daquele determinado artista de prestígio a uma marca. Portanto, a mídia aparece com função de incrementar o consumo na sociedade do espetáculo.
Pela mediação das imagens e mensagens dos meios de comunicação de massa, os indivíduos em sociedade abdicam da dura realidade dos acontecimentos da vida e passam a viver num mundo movido pelas aparências e consumo permanente de fatos, notícias, produtos e mercadorias. Os espectadores não encontram o que desejam; eles desejam o que encontram.

Nenhum comentário: