Chegou ao seu fim programado o The Interview Project, uma iniciativa exclusivamente on-line, idealizada por David Lynch. Ao longo de dez semanas, Austin, filho do diretor, percorreu mais de 30 mil quilômetros pelos Estados Unidos com sua equipe, em busca de pessoas que foram escolhidas e entrevistadas aleatoriamente.
No total foram 121 entrevistados, encontrados em bares, nas portas de suas casas ou até mesmo à beira das grandes rodovias americanas. A primeira entrevista foi publicada no primeiro dia de junho do ano passado, e desde então, a cada três dias, uma nova entrevista era postada no site.
No projeto, é traçado um panorama da classe trabalhadora, através do qual é possível mergulhar profundamente na riqueza das histórias de pessoas "normais". Os vídeos têm entre três e cinco minutos de duração, sempre com uma introdução do próprio Lynch. Eles se resumem ao testemunho espontâneo dos entrevistados sobre suas vidas, em que respondem a questões como "Quais eram seus sonhos de criança?" ou "Como foi seu primeiro encontro com a morte?".
É muito comum entre os entrevistados a idade avançada (por volta dos 60 anos), e também o fato de serem trabalhadores informais ou empregados mal remunerados. A atmosfera das entrevistas nos lembra muito o filme "História real" (1999), no qual Alvin (Richard Farnsworth), de 73 anos, dirige um pequeno trator de cortar grama por quase 500 quilômetros para se reconciliar com seu irmão e no caminho conhece várias pessoas à margem da estrada.
Não é de hoje que David Lynch se revela um grande fã da internet. Antes da era YouTube, ele já publicava vídeos em seu site, como curtas e vídeos experimentais que não poderiam ser exibidos em salas de cinema por conta do altíssimo custo. Em 2002, ele lançou a série de curtas chamada "Rabbits", que depois veio a ser reaproveitada no filme "Império dos sonhos" (2006). Graças à internet ele aprendeu sobre After Effects, animação em Flash, além de ter descoberto e se apaixonado pelo vídeo digital.
Fonte: Jornal O Globo
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