segunda-feira, 27 de setembro de 2010

Booktrailers: autores apostam em vídeos para divulgar livros

Foi-se o tempo em que bastava, para um autor, promover o livro recém-lançado entre amigos ou através das tradicionais noites de autógrafos. Quem pretende lançar seu trabalho no mercado em pleno século XXI deve considerar uma ação mais high tech. Trata-se dos booktrailers, vídeos que, na maioria, circulam pela internet fazendo propaganda do livro.

Assim como um trailer cinematográfico, os vídeos sobre livros também se diferenciam em seu formato. Alguns preferem ser mais misteriosos, apostando na trilha e em informações impactantes da obra. É o caso do promocional de "Para Francisco", da editora Arx. A obra reúne posts do blog de Cristiana Guerra, em que relatava seus sentimentos após perder o marido dois meses antes de dar à luz ao bebê do casal. Como a história já é suficientemente densa, e real, o trailer é sucinto.

No entanto, mais comum é reproduzir, nos vídeos de divulgação, trechos da obra literária, com atores e efeitos especiais. É o caso do trailer de "Noturno", de Guillermo del Toro e Chuck Hogan. Com suspense e cenas horripilantes, o vídeo mais se assemelha a um curta-metragem ou a um trecho de filme. Outro exemplo é "Sense and Sensibility and Sea Monsters", da mesma série de "Sense and Sensibility and Zombies", eleito o melhor vídeo de livro em 2009 pelo site da Amazon. O promocional, mais uma vez, interpreta trecho do livro, e usa de suspense e terror.

Para reunir esse tipo de trabalho, bem como entrevistas a autores e palestras, foi criado o portal brasileiro TV Livro. Através dele, os escritores podem divulgar seus trailers gratuitamente, de forma que o espectador interaja com eles. Por valores variáveis, também é possível encomendar vídeos pelo site.

Veja o trailer de "Noturno":



Fonte: Colherada Cultural

Nenhum comentário: