sexta-feira, 23 de abril de 2010

O que o brasileiro leva mais em conta na hora do voto?

Nos últimos meses temos tido contato com pesquisas de diversos institutos sobre as intenções de voto para as eleições que serão realizadas este ano. Numa pesquisa feita em janeiro pela CNT/Sensus em cinco regiões do país foi perguntado dentre outras questões “O que o Sr. (a) leva mais em consideração na hora de escolher o Presidente da República?”

Nas primeiras décadas do século XX com a massificação dos meios de comunicação e também com a sua utilização por parte de regimes totalitários que visavam transmitir certas ideologias e construir determinados padrões sociais surgem pesquisas que buscam compreender a capacidade dos meios de comunicação de influenciar grandes audiências e acreditava-se que o poder desses meios residia no seu caráter "coletivo".

Paul Lazarsfeld utilizou primeiramente a campanha eleitoral de 1940 nos EUA para estabelecer o seu estudo quantitativo sobre a influência da comunicação coletiva nas decisões de voto. Foi percebido que as intenções de voto não recebiam unicamente a influência dos meis de comunicação, mas relações pessoais que os membros da pesquisa mantinham tinham um poder influenciador sobre eles. Surge o conceito de "líderes de opinião" que são pessoas que também contribuem para a disseminação da influência, porque se interessam bastante por um determinado assunto ou a realidade da vida deles os levam à conhecer um assunto específico e por serem sociáveis compartilham as suas informações.

Se relacionarmos os dados da pesquisa CNT/Sensus com os aspectos que foram verificados pelas pesquisas sistemáticas no século XX que mudanças podemos perceber no fluxo da comunicação?

Fonte: http://www.cnt.org.br/portal/img/arquivos/Relatorio%20Sntese.pdf

http://colunistas.ig.com.br/luisnassif/



Nenhum comentário: